Single Blog

Pelo fim dos descartes irregulares e a favor da reciclagem

Instituto Limpa Brasil realizará mutirões de limpeza e ações de conscientização ambiental durante todo o ano como parte do World Cleanup Day 2018

Entre os muitos problemas socioambientais da atualidade, um dos mais sérios e preocupantes é o excesso de lixo. Segundo o PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – a produção de lixo no mundo deve ter um aumento das atuais 1,3 bilhão de toneladas por ano para 2,2 bilhões até 2025. O pior é que boa parte desse material acaba despejado em lugares impróprios como rios, lagos e terrenos baldios, trazendo consequências danosas para o meio ambiente e para a saúde humana. Diante da gravidade do problema, a gestão adequada dos resíduos, a reciclagem e o descarte correto se torna urgente e imprescindível.

Instituto Limpa Brasil desde fevereiro vem executando ações preparativas para o Dia Mundial de Limpeza/World Cleanup Day 2018 nas cidades de SalvadorRecife, e São Paulo, e fechou parcerias com grandes grupos de
atuação nacional para ajudar com a mobilização para o grande dia, 15 de setembro.
Já está confirmada a participação dos Escoteiros do BrasilLionsTeoria VerdeMovimento Lixo Zero e Ecosuf, o que impulsionou a integração de outras cidades como Espirito SantoRio de JaneiroFortalezaDistrito Federal, São Vicente e Florianópolis.

Logo após Copa do Mundo, será iniciada uma forte campanha de comunicação convidando as pessoas para baixarem o World Cleanup, aplicativo para o mapeamento dos pontos de descarte incorreto que será utilizado por voluntários de todo o mundo com o objetivo de auxiliar a limpeza no dia 15.
O projeto segue até setembro quando pessoas de 150 países estarão nas ruas limpando suas cidades. Confira as novas datas e veja se sua região está participando.
Caso tenha interesse em incluir sua cidade, entre em contato: www.limpabrasil.org

World Cleanup Day – 15 de Setembro de 2018 (150 países participantes)

Dia Mundial de Limpeza/World Cleanup Day 2018 é uma ação mundial realizada pelo movimento Let’s do it! que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias e praças e parques.
A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

Por que ele acontece?

Porque queremos um mundo mais limpo. Já imaginou um mundo SEM LIXO!?
Nós queremos mudar a realidade atual do lixo no mundo.

Quem participa das ações?

Um dos pontos mais importantes do evento é o envolvimento das escolas municipais com a realização de palestras e seminários, dinâmicas de grupo e gincanas, capacitação de professores e a estruturação dos pontos de coleta de
materiais recicláveis durante a semana de mobilização. Esse movimento gera um engajamento da comunidade local e incentiva a transformação de alunos, familiares e agentes públicos de mobilização, que alertam sobre os malefícios
do descarte incorreto do lixo.

Um exemplo de ação educacional com forte engajamento social foi a campanha “Eu Sou Catador”, desenvolvida especialmente para o movimento, que reuniu vários artistas e formadores de opinião, como Chico Buarque, Milton
Nascimento, Marília Pera, Seu Jorge, Alice Braga, Lenine, Cássio Reis, Darlan Cunha, Marina Person, Didi Wagner e Marisa Orth, além do “embaixador” do Limpa Brasil, Tião Santos. Tião é presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, representante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e protagonista do documentário “Lixo Extraordinário”, ao lado do artista plástico Vik Muniz.

Let’s do it!  Maior movimento de conscientização do mundo realizado aqui no Brasil pelo Limpa Brasil – Let’ do it!  Assista:

Sobre o Instituto Limpa Brasil

Instituto Limpa Brasil é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a conscientização da população brasileira para o problema do descarte irregular do lixo urbano por meio da realização de projetos integrados que envolvem a sociedade civil, o setor privado e os órgãos do governo.

Fundado a partir da empresa Atitude Brasil, o Instituto é responsável pela execução brasileira de um grande movimento de mobilização mundial em defesa do descarte adequado de resíduos, o Let’s do it! – que já atraiu voluntários em ações de limpeza em mais de 140 países.

No Brasil já realizou intervenções em mais de 20 cidades com a participação de mais de 180 mil pessoas e a coleta de 3,2 toneladas de resíduos que foram enviados para cooperativas de catadores, gerando assim trabalho e renda para
centenas de famílias que vivem da reciclagem.
Acesse: www.limpabrasil.org

Informações para a Imprensa:
Reinaldo Canto
reicanto@gmail.com e telefone: 11 9 9976-1610

Comentários (0)

Poste um Comentário

© Copyright 2018 - Tião Santos - Todos os direitos reservados.