Livro

Tião Santos, do lixão ao Oscar

Tião é um empreendedor, trabalhador, e acima de tudo, um brasileiro nato. Aqui traçamos um pouco de sua trajetória de vida inspiradora, que se fez em função da coletividade, serve de exemplo e nos remete a uma verdade há muito conhecida e muitas vezes esquecidas: o ser humano é um ser social.

Tião Santos protagoniza uma incrível história de vida, que teve início no lixão de Gramacho – onde começou a trabalhar como catador desde muito cedo, seguindo os passos de sua mãe, que ali encontrou uma forma de sustentar a família – culminando com o seu envolvimento com o trabalho de Vik Muniz, o qual deu origem ao documentário Lixo Extraordinário, indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2011. Após essa indicação, Tião ganhou o prêmio de Personalidade do Ano de 2011 do jornal O Globo, e estrelou uma campanha da Coca-Cola incentivando a reciclagem.

Como presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, acompanhou o encerramento daquele que era o maior lixão da América do Sul, conseguindo negociar indenizações para os catadores e recolocação profissional.

Falou no G20, carregou a Tocha Olímpica, está à frente do projeto Limpa Brasil e corre o país dando conferências sobre lixo e sustentabilidade. Seu sonho é entrar na universidade.

“Tião – do lixo ao oscar, retrata a luta por um pais melhor” (jornal Folha de São Paulo, 20.10.204)

“Tião é o Embaixador de Gramacho” (Vik Muniz,artista plástico)

“Tião Santos atua pela conscientização ambiental e reciclagem” (VejaRio, 5.12.2016)

“Sebastião Carlos dos Santos  é um daqueles personagens que merecem estar num livro.” (Bruno Astuto, revista Época,  30.09.2014)

© Copyright 2018 - Tião Santos - Todos os direitos reservados.